Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como utilizar o Inversor de Frequência no CADe SIMU e simular?

Fala amigos! Por fim saiu nosso artigo mostrando passo a passo, como vocês pode utilizar o inversor de frequência que temos no CADe SIMU, realizar a montagens e fazer a simulação do equipamento.


Pessoal, primeiramente peço a vocês que baixem a versão atualizada e em português, será melhor para a realização desses exercícios. Basta acessar www.cadesimu.net e baixar a versão em português que foi traduzida por nós do Blog Ensinando Elétrica.

Publicidade:


Bom amigos, vamos ao primeiro passo que é encontrar o equipamento na biblioteca do CADe SIMU. Veja abaixo o exemplo de onde encontrar.:


Na seção Soft e Inversores, clique ali para escolher o equipamento inversor de frequência em c.a conforme exemplo abaixo. Você vai trabalhar com apenas esses componentes em destaque, que é o inversor e o controlador onde inserimos suas configurações.


Achado os componentes, você pode montar conforme exemplo abaixo, utilizamos um inversor monofásico onde sua saída permite acionar um motor trifásico. Monte como no exemplo abaixo para você conseguir realizar a simulação corretamente.


Logo depois você vai inserir o controlador desse inversor, conforme exemplo abaixo:


Posicione ao lado do circuito de potência conforme exemplo acima, logo mais você vai seguir o passo abaixo:


De dois cliques para renomear os dois componentes para o nome INV. para que o simulador entenda que se trata do mesmo componente.

Feito isso teremos o resultado abaixo certo!!


Pronto, você inseriu o inversor de frequência agora partiremos para inserção dos acionadores básicos.


Faça como no exemplo acima, utilize dois acionadores do tipo com retenção no CADe SIMU, esta descrito como NO interruptor, faça conforme exemplo acima exatamente.


Antes de simular, você da dois cliques no controlador para ver as opções de configurações, deixa a opção 2 fios e frequência mínima 50Hz.


Sem alterar muita coisa no inicio, faça uma breve simulação, observe que apertando B1 o motor devera ligar no sentido horário, conforme exemplo acima.

Publicidade:


Apertando B2 o motor liga no sentido anti horário, conforme exemplo abaixo:


Essa é a ligação básica para que o inversor funcione no CADe SIMU, vamos ver agora outras maneiras de liga-lo.


Detalhe: você pode dar dois cliques no potenciômetro para alterar a frequência quando a simulação estiver rodando. Para inserir o potenciômetro basta dar dois cliques no controlador e escolher a opção potenciômetro analógico. Conforme em destaque abaixo:


Nesse mesmo circuito que montamos, você também pode inserir um resistor para o sistema de frenagem, faça conforme exemplo abaixo.


O freio se acionará através do resistor somente quando a o motor terminar a contagem da frequência de desligamento, no caso configurei para que após desligar o motor a frenagem atua por 4 segundos, de dois cliques no controlador para determinar o tempo conforme exemplo abaixo:


Detalhe, acima dessa opção você também determina o tempo de aceleração e desaceleração, basta você modificar os valores e realizar as simulações para compreender melhor.

Publicidade:


Vamos ver agora alguns exemplos montador para utilização final e simulações interessante para fazer com esse componente vamos ver abaixo:

Circuito de Comando com Inversor de Frequência, sentido horário e anti-horário


Simulado no sentido horário.


Simulador no sentido anti-horário.

Simulação CLP com Inversor de Frequência + LADDER


Simulado sentido horário.


Simulado sentido anti-horário

Galerinha, monte esses exemplos e realize a simulação para vocês ver como é interessante simular com o CADe SIMU circuitos com inversores de frequência.

Veja o Vídeo na Integra:


Se você gostou desse artigo copie o link e compartilhe com seus amigos, mostre aos seus professores, e recomende a utilização do CADe SIMU para seu aprendizado didático.

Recomendamos:

#


#