Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Por que um projeto de elétrica residencial é importante?

O projeto elétrico garante a qualidade e segurança da residência e projete locais pontuais que poderão ter instalações futuras. É necessário estar atento a isso na hora de comprar uma casa ou fechar um contrato de locação, por exemplo.



Por não saberem da importância do projeto elétrico residencial, muitas pessoas acabam comprando ou alugando imóveis sem ter o entendimento da parte elétrica ou hidráulica, por este motivo o projeto elétrico e hidráulico são diferenciais e agregam valor ao imóvel.

Materiais Elétricos

Tão importante quanto o telhado e o acabamento do imóvel são os materiais e componentes elétricos. Materiais de boa qualidade duram mais, o que garante menos manutenções e problemas tal como a delimitação de áreas de risco elétrico.

Problemas mais frequentes em instalações elétricas

Fuga Elétrica

A fuga da corrente ocorre principalmente quando os fios não estão corretamente isolados, quando a instalação possui fio terra esta corrente é direcionada ao solo.

Ad:


É comum em imóveis mais antigos não terem fio terra, nesse caso a corrente fica no corpo do equipamento, o que causa pequenos choques elétricos.

Sobrecarga

A sobrecarga ocorre quando os fios de um determinado ponto recebem uma corrente acima da máxima suportada, como por exemplo uma tomada com mais de uma extensão. Lembre-se sobrecarga é ocasionada por mal dimensionamento muitas vezes de condutores ou até mesmo dos disjuntores.

A sobrecarga pode danificar os componentes elétricos dos aparelhos e até queimá-los, também há risco de incêndio.

Curto-circuito

O curto-circuito ocorre quando os cabos aquecem acima do normal, o que corrompe o isolamento, isso se dá quando duas potências são unidas de forma incorreta e no caso mais grave pode causar até mesmo um incêndio.

Sobretensão

A sobretensão é  uma tensão maior do que a tensão convencional para qual o projeto ou o sistema foi dimensionado.

Pode ser causada por fatores externos como relâmpagos, ou fatores internos, como curto-circuito, falha nos disjuntores e outras várias possibilidades.

Pode ser causada por fatores externos, como descargas atmosféricas, ou fatores internos, como curto-circuito, falta de fase e problemas com disjuntores, além de tantos outros problemas.

É indispensável contar com profissionais qualificados para a criação do seu projeto elétrico residencial.

Recomendamos:

#


#