Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como instalar interruptores e testar no CADe SIMU?

Eii amigos, tudo bem? Olha, hoje deu tempo de fazer um artigo aqui para o Blog, estou em uma correria danada.  Esse artigo é de nível básico para iniciantes.


Já tinha feito um artigo sobre como instalar interruptores, está entre os 450 artigos já elaborados. :). Mas nesse artigo fiz as simulações também no CADe SIMU, é bom para você que é iniciante e quer compreender o funcionamento.

Patrocínio para ajudar manter o Blog Online:

Vamos ao primeiro exemplo: LIGAÇÃO DE INTERRUPTOR SIMPLES 1 TECLA



Então temos 127V entre fase e neutro, isso de acordo com a minha região aqui no interior de SP, certo? Isso pode mudar dependendo da região do país. Simples, a fase entra no parafuso central do interruptor e retorna para a lâmpada, e o neutro vai direto no bocal. Lembre-se: nunca coloque a fase no bocal, isso é inseguro e fora da norma.

Detalhe interruptor simples:



Veja o circuito simulado.


Bom, não tem segredo nenhum em instalar um interruptor simples, agora você pode se perguntar: "- mas tenho mais de uma lâmpada no mesmo circuito como fazer?"

Patrocínio para ajudar manter o Blog Online:




Veja o exemplo, basta ligar em paralelo.


Então do 1 ponto de iluminação você vai "jampear" para os demais pontos de luz, isso mesmo faça a emenda no neutro e retorno e faça as derivações necessária. Temos abaixo o circuito simulado:

Vamos ao segundo exemplo: LIGAÇÃO DE INTERRUPTOR PARALELO

O que é ligação paralela? Pessoal, tem lugar que o ideal é ter dois pontos para ligar e desligar a mesma lâmpada ou conjunto de lâmpadas, isso se chama ligação paralela, onde utilizamos 2 interruptores paralelos, pelo CADe SIMU você pode fazer essa ligação e até simular, é muito legal!

Vamos ao exemplo do circuito montado no CADe SIMU.


Veja como foi feito a ligação para você também montar e simular: Vejamos abaixo o detalhe dos interruptores paralelos em seus bornes de ligação:


Se você também quiser colocar mais de uma lâmpada no mesmo circuito como na ligação acima do interruptor simples, teremos o exemplo abaixo.


Veja abaixo rapidamente um vídeo bem curto do circuito em simulação, assim você ve como tudo funciona, apaga de um lado, acende de outro, e vice versa.



Essa ligação é chamada ligação "paralela", e como eu, particularmente, não uso outras palavras técnicas, como "for way tree way".

Vamos ao terceiro exemplo: LIGAÇÃO DE INTERRUPTOR PARALELO + INTERRUPTOR INTERMEDIÁRIO.

Pessoal, além dos pontos paralelos, que são 2 pontos para ligar e desligar, também as vezes precisamos que esse ponto seja ligado ou desligado por mais de 2 pontos, por exemplo 5 pontos 4, 6 até 10. Imagine um longo corredor onde tem as lâmpadas e essas lâmpadas fossem ligadas apenas em 1 local? e para desligar você teria que andar uns 50 metros? então inventarão a ligação paralela com intermediário ou tree way como preferir.

Patrocínio para ajudar manter o Blog Online:



Para que um sistema desse funcione você tem que pôr no mínimo 3 pontos para ligar e desligar, onde 2 são os interruptores paralelos e 1 interruptor intermediário que esse irá no meio entre os interruptores paralelos. Veja o exemplo abaixo criado no CADe SIMU.




Sim, no CADe SIMU você consegue simular 100% esse circuito e ver o funcionamento. Veja abaixo os detalhes da ligação vista do parafusos.


O exemplo do CADe SIMU, está exatamente como no exemplo do desenho acima, veja o vídeo abaixo, para visualizar a simulação e entender como posso acender e apagar de qualquer lugar a mesma lâmpada.


Galera, atenção esses exemplos foram feitos utilizando a rede 127V entre fase e neutro, se na hora da sua instalação for diferente as ligações pode mudar. Como por exemplo em uma ligação 220V entre fase fase, não deve ser utilizado interruptor simples e sim um interruptor bipolar. Como no exemplo abaixo:


Bom pessoal, a dica de hoje é essa. Um artigo simples para muitos, mas ideal para quem está começando na área da elétrica. Vamos ser pacientes, pois tenho que pensar tanto em quem já tem um conhecimento mais amplo, quando a quem está começando agora.

Patrocínio para ajudar manter o Blog Online




Fuii....... e recomendamos:



#


#