Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Eletricista ou Gambiarrista?

Que nós vivemos no País do " jeitinho ", não há a menor dúvida! Infelizmente as instalações elétricas não fogem à regra, onde o improviso é uma constante, gerando com isso falsa economia em detrimento da qualidade.


A maioria das instalações elétricas não apresenta as condições mínimas de qualidade, principalmente aquelas executadas em habitações de interesse social. Muitas vezes, são instalações que apresentam graves problemas, e são verdadeiros atentados à segurança dos usuários, sem que haja a menor preocupação com o perigo representado pelas famigeradas " gambiarras ".

Se você é profissional faça seu serviço muito bem feito, não seja um gambiarrero, por que tem muitos profissionais com cursos e estudos nas costas que adoram fazer uma gambiarra. Não ter muito conhecimento em elétrica é uma coisa, fazer gambiarra é outra totalmente diferente.

Publicidade:


As instalações elétricas malfeitas darão origem às extensões e adaptações posteriores, proporcionando estranhas esculturas ou emaranhados de condutores, as " gambiarras".


 Mas, na verdade, os problemas começam desde a elaboração do projeto elétrico, antes mesmo do início da instalação. É raro encontrar uma planta com indicações claras, precisas e de acordo com as normas NBR5410 e NBR4444. Suas deficiências serão agravadas depois, por falhas na execução, entregue muitas vezes, a quem não é do ramo, ou seja, para pessoas sem conhecimento no assunto.

Para resumir, podemos dizer que a realidade das instalações elétricas em baixa tensão no Brasil é:

  • De baixo nível de segurança;
  • Uso de técnicas superadas;
  • Elevada perdas de energia.
Resultando..

Dona instalação foi executada por um famigerado " eletricista ", lembre-se por mais complexa que seja a instalação elétrica (nova ou reformada), nada pode justificar o improviso.

O eletricista que não apresentar qualidade e habilidades em suas instalações não deve se estabelecer.

 O projeto elétrico é coisa séria. Precisa ser elaborado e implantado por pessoas realmente qualificadas.

Lembre - se atender à norma é fundamental!

A norma fixa as condições mínimas exigíveis às instalações elétricas, a fim de garantir o seu funcionamento perfeito, a segurança das pessoas e animais domésticos e a conservação dos bens.

Todo projeto elétrico é elaborado a partir de um projeto de engenharia civil (plantas, cortes e detalhes), e deve seguir as recomendações da NBR5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão e a NBR5444 - Símbolos Gráficos para Instalações Elétricas.

Outro detalhe hoje de uns anos para cá a internet esta literalmente " ensinando e mostrando como realizar as tarefas em instalações elétricas " seja por vídeos ou artigos, desenhos e esquemas, mas lembre-se você só será um profissional se realmente se qualificar realizando cursos presenciais, se dedicando aos estudos e seguindo as normas técnicas.

Então eu lhe pergunto você se considera um Eletricista ou Gambiarrista?

Você pode ter acesso a NBR5410 e estudá-la clicando aqui.
Você pode ter acesso a NBR5444 e estudá-la clicando aqui.

Queremos saber sua opinião! Você pode votar na enquete abaixo. No final você pode também ver as opiniões de outros usuários.



Recomendamos também:

#


#