Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como ligar lâmpadas ou qualquer coisa pelo celular?

Olá amigos, tudo bem? Espero que sim. No artigo de hoje, vamos mostrar como ligar lâmpadas ou qualquer outro tipo de carga que você quiser pelo celular. Sabia que você pode ler todos os artigos com mais facilidade através do App do Blog Ensinando Elétrica? Clique aqui para baixar.

É claro que não existe mágica que ligue aparelhos pelo celular sem ter algum dispositivo que tenha uma função via wifi ou controle remoto para isto, certo?

Veja só esse aparelho SNOFF RF que a Empresa ITEAD disponibilizou para o Blog Ensinando Elétrica, apresentar e criar um artigo sobre o produto e ensinando a instalação.


Esse aparelho aceita tensão de alimentação de 90V até 250V alternada. Você deve alimentar através dos bornes INPUT que é a entrada a tensão 127V ou 220V, que será a mesma tensão de saída.

Antes de continuar a leitura, veja o vídeo do SONOFF RF em funcionamento fiz um pequeno exemplo:


Então, se você quer acionar lâmpadas por exemplo, aplique a tensão desejada, Output é a saída (carga) que vai para as lâmpadas, por exemplo. Vejamos os detalhes dos bornes:



Bom, vamos falar sobre como por para funcionar esse dispositivo com qualquer celular android ou IOS. Quando você compra esse componente, ele vem na sua embalagem os códigos QRs para você baixar o aplicativo correto para usar.


Basta fotografar com seu próprio celular, utilizando um aplicativo leitor de Código QR, baixe o app e instale.

 Nessa tela acima, você precisará criar uma conta, clicando em Registre-se

Logo após na outra tela :


Selecione País Brasil e insira o seu e-mail, clique em próxima.

Na próxima tela:

O aplicativo informará que foi enviado um código de verificação para você ativar a sua conta e logo após criar sua senha. Acesse seu e-mail e digite o código recebido, veja o código que eu recebi:

Insira os dados no aplicativo e crie uma senha para você acessar sua conta, conforme exemplo abaixo:


Clicando em próxima o aplicativo confirma conta cadastrada, voltando a tela de login.


Digite seu e-mail e senha criada e logo após clique em LOGIN, abrirá a seguinte janela:


Clique na bolinha + para o aplicativo adicionar seu SONOFF, através da conexão WIFI de sua casa.

Você deixará na primeira opção acima do GSM Device. Ligue o dispositivo na tomada e logo após clique no botão preto por 7 segundos, a luz do led verde ficará piscante.


Esse led do lado do botão preto ficará piscando, isso significa que você pode continuar os passos do aplicativo. Vamos continuar abaixo:


Na próxima tela, ele perguntara qual WIFI você quer se conectar e para você informar a senha do seu roteador (wifi), deixe a opção lembrar senha marcada.


Após informar a senha e clicar em próximo, o aplicativo fará uma busca para localizar o componente que está com o led piscante lembra?    Após isso, se der tudo certo você verá a tela seguinte no aplicativo:


Informando que encontrou um dispositivo e para você renomeá-la a seu gosto. Eu deixei como " Acionar lâmpadas ", como exemplo.


E pronto basta, você clicar em ON/OFF no aplicativo para ligar e desligar através do celular.


Você também pode ir em configuração e alterar os dados desejados, caso tenha comprado mais de um dispositivo basta clicar em adicionar no + e fazer as mesmas configurações.



Também junto ao dispositivo, vem um controle remoto para você configurar também e ligar através do controle remoto.


Veja abaixo, como configurar o controle remoto para ligar e desligar .

O Sonoff RF pode ser emparelhado com a maioria dos controladores de RF Remote de 433Mhz. Se o LED vermelho do dispositivo piscar quando você pressiona o botão do controle remoto, isso diz que seu controlador está aprendendo.

sonoff_rf_pair_with_433

De dois cliques rapidamente no botão preto, um led vermelho piscará e logo após pressione um dos botões do remoto para gravar.


Abaixo os detalhes e função desse componente, as possibilidades são imensas. Basta você usar conforme você necessit. Eu liguei até um motor trifásico com esse componente para testar :).

➤ Remote ON / OFF - Liga / desliga os dispositivos elétricos de qualquer lugar
➤ Controle remoto RF - Ligue / desliga por 433MHz RF remoto dentro
➤ Suporte de aplicativos - Aplicação móvel iOS e Android móvel gratuita eWeLink
➤ Estado de sincronização - status do dispositivo em tempo real fornecido na aplicação
➤ Timing-Set timers programados / contagem decrescente para ligar / desligar no horário especificado
➤ Compartilhe controle: controle sua casa inteligente junto com sua família
➤ Cena: liga / desliga uma gangue de dispositivos com uma torneira
➤ Smart Scene-Triggered on / off por temperatura, umidade ou outras condições ambientais
➤ Controle de voz - Funciona perfeitamente com o Amazon Alexa, Assistente do Google
Se você gostou dessa ideia e quer automatizar a sua casa, saiba como comprar esse produto direto do fabricante através do link abaixo:


Clique aqui para COMPRAR

Outro detalhe é que você pode ligar/desligar suas coisas de qualquer lugar, não apenas no WIFI da sua casa. Se você tiver por exemplo em outro país, você liga e desliga através da internet basta fazer o login na sua conta do aplicativo.
#


#