Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Por que o DR desarma ao ligar o chuveiro?

Olá pessoal, no artigo de hoje vamos falar sobre o dispositivo DR e sua utilização em circuitos de aquecimento (chuveiros, torneiras elétricas etc).



Muitos eletricistas ao realizar a instalação de um DR seja como geral ou apenas em um circuito para o chuveiro, é comum que DR sempre desarma pois o chuveiro ou equipamento instalado não é compatível com o mesmo.

Mas como assim?

Os chuveiros convencionais (imagem abaixo) NÃO são compatíveis com os disjuntores DRs, para que possa ser instalado o DR em circuitos com chuveiro é necessário ou o chuveiro ser compatível ou realizar a troca da resistência por uma resistência blindada.

Por que desarma? pelo fato de estar tendo fuga a terra.

E por onde está havendo esta fuga ao Terra ?

Fuga de corrente pela água, pela sujidade contida na água (sedimentos calcários, cloro, micro-partículas de ferro das tubulações antigas, alcalinidade e outras sujeiras).

Publicidade:


E como resolver ?

O chuveiro elétrico deverá ser com resistência blindada, ou seja, a resistência não entra em contato com a água e o calor gerado é irradiado para a blindagem, ou com chuveiro especifico compatível com DRs.
Chuveiro Convencional, com resistência comum

Se você quer, ou seu cliente deseja toda segurança de sua família vai sim ter que comprar um chuveiro que possua na embalagem " compatível com DRs".

Exemplo de chuveiro compatível com DR, note que na embalagem deverá informar.

Um outro exemplo:


Algumas dúvidas frequentes:

1. O circuito elétrico dos aparelhos individuais de aquecimento instantâneo (chuveiro, ducha, torneira, aquecedor) tem alguma característica especial?

Sim, a principal recomendação é que o circuito elétrico tem que ser EXCLUSIVO e INDEPENDENTE. A seção mínima (bitola) dos condutores e a proteção (disjuntor) devem atender ao especificado nas Embalagens e Manuais de Instalação e Uso.

2. Todos os aparelhos são compatíveis com o Disjuntor tipo DR?

Os Aparelhos de Aquecimento Instantâneo (chuveiros, torneiras e aquecedores elétricos) compatíveis com Disjuntor DR têm em suas embalagens o destaque: “Compatível com Disjuntor DR”.

3. Se o aparelho for compatível com o Disjuntor DR pode ser instalado num circuito com o disjuntor convencional?

Sim, os Aparelhos de Aquecimento Instantâneo (chuveiros, torneiras e aquecedores elétricos) compatíveis com o Disjuntor DR funcionam com o disjuntor convencional.

4. Todos os chuveiros são iguais?

Com exceção dos Chuveiros Eletrônicos e os de Quatro Temperaturas, os demais têm resistências com potências elétricas, medidas em Watts, adequadas à cada região em função do seu Clima. Assim, o mesmo modelo de chuveiro tem resistência para Clima Tropical (Norte, Nordeste) ou Clima Temperado (Centro-Oeste, Sudeste) ou Clima Frio (Sul e regiões serranas).

Publicidade:


Bom galera é isso, espero que tenham tirado suas dúvidas sobre por que devemos , escolher corretamente o chuveiro para instalação junto ao DRs.

Diagrama convencional, para instalação chuveiro com disjuntor DRs (220V)

Ilustrativo
Mais sobre a importância do DRs em circuitos de chuveiro:

Nos últimos anos se popularizou o uso de chuveiros "compatíveis com DR". Fato elogiável e que reflete a melhoria na qualidade dos equipamentos. O DR, "dispositivo residual", é um equipamento de segurança, que tem o objetivo de proteger as pessoas contra o choque elétrico.

Segundo os fabricantes o DR é capaz de se desarmar antes da pessoa perceber o choque elétrico. Enfim, é um equipamento muito sensível e fundamental em qualquer instalação elétrica por proteger a integridade física do ser humano.

No entanto, qualquer chuveiro que não tenha resistência blindada, é incompatível com uma instalação elétrica que tenha DR instalado. Nesse caso o dispositivo residual irá perceber uma fuga de corrente, por menor que seja, e irá atuar desligando o circuito do chuveiro.

Assim sendo, é fundamental ficar atento na hora de comprar seu chuveiro pra saber se o mesmo é compatível com o DR, caso contrário, o mesmo não irá funcionar adequadamente.

Pra finalizar, fica a dica que nunca deve-se utilizar chuveiro sem o DR. O dispositivo DR  é um complemento do chuveiro para se tomar um banho agradável e seguro.

Recomendamos:

#


#