Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como ligar e instalar chaves de partida para motores

Olá amigos, hoje consegui um tempo para escrever um artigo aqui no Blog Ensinando Elétrica, como vcs sabem não vivo apenas de Blog rsrs, trabalho também no dia á dia como vocês eletricistas.

E no artigo de hoje vou mostrar o caminho para instalar esse tipo de chave " figura abaixo " chamada de chave partida direta. Saiba mais sobre partidas diretas clicando aqui!


O que há dentro dessas caixa plasticas isoladas?

Normalmente apenas um contator e relé térmico e 2 botão de pulso, como exemplo abaixo:


Onde posso instalar esses tipo de chaves?

Essas chaves são muito comum de ser instalada em compressores, betoneiras e pequenos motores elétricos trifásicos ou monofásicos de potência inferior há 10CV

Publicidade:


Elas possuem apenas 2 botão de pressão um para ligar e outro para desligar o motor, também pode se encontrar uma opção com chave geral rotativa para desenergizar todo o painel como exemplo abaixo:


Elas são muito práticas e fáceis de se instalar pois todo circuito de comandos já vem montados de fabrica, o esquema elétrica desses tipo de caixas é chamada de partida direta, o sistema do comando pode varias de modelo para modelo, abaixo você pode observar em detalhes a ligação dos componentes.

Então basicamente você apenas entra com a alimentação trifásica em L1, L2, L3 e na parte debaixo do relé termico em T1 T2 e T3 faz a saída para o motor e realiza o fechamento de acordo com a tensão da rede aplicada.

Publicidade:


Caso tenha ficado alguma dúvida venha participar dos grupos de elétrica no Whatsapp.

Artigos recomendados:

#


#