Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Ligação de Lâmpada através de Interruptor Simples

Olá pessoal, publicamos diversos artigos técnicos sobre comandos, automação com um assunto um pouco mais aprofundado, mas vem em minha cabeça, precisamos dar atenção também a quem esta começando ou tem interesse em aprender elétrica do início. Antes de continuar peço a vocês que seja um seguidor do Blog Ensinando Elétrica e receba todos os conteúdos postados em seu e-mail. Clique aqui!


Pensando nisso criei esse artigo de nível básico aqueles que ainda não sabem nem como realizar a instalação de uma simples lâmpadas através de interruptor simples. Sim esses que tem ai na sua casa, ao lado da porta.

Publicidade:


Veja como é simples confira os esquemas didáticos abaixo:

Sobre a ligação - Bom sabemos que para você dar condição a ligar uma lâmpada você precisa ter a alimentação adequada para aquela lâmpada, no caso do exemplo utilizamos uma rede 127V entre fase e neutro, que é o comum aqui na região sudeste e sul do pais, você vai precisar de um interruptor que a sua função nada mais é interromper a passagem da tensão e corrente elétrica, abrindo e fechando seu contato.

Existe inúmeras opções de tipos de luminárias ou lâmpadas, mas de qualquer forma o circuito será o mesmo só verifique a quantidade de luminárias que você colocará naquele circuito. Não pode ultrapassar os 10A que é a corrente máxima que os interruptores comum suporta.


Acima esta como deve ficar a ligação, fio preto utilizamos para FASE e fio AZUL para neutro conforma a norma NBR 5410. Utilizamos um fio 1,5mm cor vermelha para o retorno para diferenciar do restante assim sua identificação será mais fácil. Veja abaixo com mais detalhes:


Conforme a norma NBR5410 a secção mínima para alimentação dos circuitos de iluminação deve ser realizada com fiação 2,5mm tanto para a fase quanto para o neutro, o fio retorno você pode utilizar fio 1,5 mm, mas somente para o retorno, outro detalhe importante é que a fase sempre deverá ir no parafuso do meio do interruptor isso e padronizado.



Também o neutro sempre devê ir ao soquete e nunca a fase isso vai te proteger contra contato direto a fase, isso poderia te causar choque elétrico.

Posso ligar outras lâmpadas no mesmo circuito do interruptor? sim pode desde que a somatória total das lâmpadas não ultrapasse os 10A, que é a corrente máxima que o interruptor suporta. Então no caso do exemplo acima, daria em torno de 1270 watts de potência se todas as lâmpadas estiverem ligadas em paralelo, conforme exemplo acima.

Publicidade:


Devo levar o aterramento aos pontos de lâmpadas? simmmm a norma pede aterramento em todos os pontos de ligação, tanto em tomadas quanto em pontos de luminárias, não inseri nos esquemas para simplificar a ligação.

Onde ligo a condutor terra? o fio terra você sempre ligará na carcaça da luminária. Um exemplo de luminária onde é possível conectar o terra a sua massa (carcaça).

Exemplo de Luminária Lampadas Fluorescente 20 watts tubular 

Agora se na ligação, você estiver utilizando um simples plafon conforme imagem abaixo:


o cabo terra acaba ficando sem lugar para ligar o mesmo, você pode deixar ele ali isolado e parado. Pois não há o que você aterrar nesse tipo de luminária.

Caso o seu tipo de luminária for utilizar o famoso é de galinha (imagem abaixo). você pode usar o terra e aterrar ele.



Bom é isso galera espero que tenha gostado, lembre-se se você já sabe disso, ainda há muitos leigos na área da elétrica que precisam saber o conhecimento desdo principio básico.

Publicidade:


#


#