Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como magnetizar facilmente suas chaves de Fenda e Philips?

Olá tudo bem? nesse artigo vou mostrar uma técnica simples que você pode fazer facilmente ai na sua casa, ou no seu trabalho. Todo mundo já deve ter passado pela situação daquele bendito parafusinho cair em locais de difíceis acesso, que só a pontinha das chaves de fenda alcança.

Publicidade:



E na hora a chave não " puxa " e gruda o parafusinho, bem isso é uma chave desmagnetizada pois somente as chaves magnetizadas que grudam parafusinhos e outros corpos metálicos. Então nesse artigo vou mostrar como magnetizar suas chaves de fenda e Philips.

Primeira coisa você vai precisar desse itens:
  • Disjuntor (para sua segurança).
  • Contator com suas bobinas boas.
  • Fio elétrico pode ser 1,5mm.
  • As chaves que deseja magnetizar.
  • Parafusinhos para teste.



Nesse exemplo vamos utilizar rede 220V entre fases, por que? por causa da tensão da bobina do contator só isso, se sua bobina for 127V faça o com fase e neutro, lembre se de usar um disjuntor para sua segurança.

Publicidade:


Bom, desmonte o contator e retire a sua bobina, pode guardar o resto do contator pois não iremos usar.


Exemplo da bobina de um contator WEG CWM 25, a bobina pode varias de acordo com o modelo do contator e fabricante. Mas não importa o importante é funcionar o seu enrolamento.

Publicidade:


Bom, as vezes já pegamos chaves que esteja magnetizada porem não tão eficiente quanto queríamos, então você deve primeiro desmagnetizar essa chave, e deixa-la livre, sem puxar e nem grudar nenhum parafusinho. Você fará conforme exemplo abaixo:


Primeiro você conecta os fios, no a1 e a2 coloque na saida do disjuntor e alimente o disjuntor, após, ligue o disjuntor e você vai perceber um zumbar da bobina, nesse momento você insira a chave no centro da bobina, e segure á por cerca de 7 segundos. Tire de lá e desligue o disjuntor para não estragar sua bobina. Faça o teste tentando puxar alguns parafusinhos, perceba que eles não serão atraídos.


Agora que você desmagnetizou essa chave, vamos magnetizar novamente veja a ilustração abaixo:


Preste atenção, para magnetizar a forma é diferente, com o disjuntor desligado você primeiro deixa a chave de fenda no centro da bobina e só assim ligue o disjuntor, aguarde 7 segundos e retire o após desligue o disjuntor. Pronto sua chave esta magnetizada novamente pode fazer o teste e grudar uns parafusinhos.


Percebeu são 3 passos simples, para você mesmo magnetizar e desmagnetizar de forma fácil as suas chaves de fenda e Philips.

Quer ver funcionando? veja essa vídeo aula:



Bom é isso galera até a próxima dica, se gostou desse artigo se inscreva para receber tudo que postarmos no seu e-mail assim, você não perde nadinha do Blog Ensinando Elétrica. Até a próxima..

Publicidade:
#


#