Header AD

Como ligar fotocélulas 220V e 127V

Olá amigos tudo bem, hoje vamos ensinar como você pode ligar sua fotocélula ou relé fotoelétrico como alguns chamam no mercado a alguns modelos de fotocélula de 3 fios e 4 fios vamos mostrar abaixo a ligação de uma fotocélula de 4 fios em rede 220V para lampadas de 220V.

Publicidade:

Vamos observar o primeiro esquema elétrico em 220V fotocélula de 4 fios.


Esse modelo de fotocélula de 4 fios, você precisa alimentar ela conforme exemplo acima, 2 fios vermelho recebe 220V ou 2 fios preto é o retorno para a lampada ou as lampadas, lembre-se essas fotocélula suporta até 1000 watts de potência então os conjuntos de lampadas ligadas no circuito não pode ultrapassar o limite que a fotocélula suporta.

Publicidade:

Vamos agora pessoal mostrar como você pode ligar aquelas fotocélulas de 3 fios elas podem ser em 220V ou 127V vamos ver um exemplo da ligação em 220V para as lampadas em 220V


Observe abaixo o diagrama de ligação em rede de 220V para acionar lampadas em 220V.


Repare que esse modelo de fotocélula é com base onde a troca se caso precisar você só retira a "cabeça" e substitui a mesma, pois a base de fixação sempre será a mesma, a ordem de ligação é a do esquema conforme instruções do fabricante Preto fase, vermelho retorno, branco fase/retorno.

Publicidade:

Vamos ver agora abaixo usando o mesmo modelo de fotocélula acima só que ligando com a tensão de alimentação em 127V ou seja para lampadas 127V.


Lembre-se pessoal desligue a rede elétrica antes de fazer a manutenção ou instalação e nunca ligue a fotocélula e os circuitos das lampadas sem proteção de disjuntores. Caso a soma de cargas das lampadas forem ultrapassar os 1000 watts você rede acionar a carga das lampadas através de um contator.

Galera é isso um artigo simples e objetivo caso tenha alguma dúvida ou pergunta utilize o formulário abaixo.

Publicidade:
Como ligar fotocélulas 220V e 127V Como ligar fotocélulas 220V e 127V Reviewed by Ensinando Elétrica on 15:16 Rating: 5

15 comentários

  1. Felipe muito bom o artigo meus parabéns! simples e objetivo vai ajudar muita gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado seja sempre bem vindo ao nosso Blog!

      Excluir
    2. Obrigado seja sempre bem vindo ao nosso Blog!

      Excluir
  2. Porque no esquema de 220v aparece a ligação F e F e no de 120v F e N?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Felipe, preciso se possível uma orientação, tenho na minha casa 05 lampadas embutidas na parede da minha garagem, elas estão ligadas diretamente na rede 220 v, passando pela celula fotoeletrica 220v de 04 fios(02 preto e 02 vermelho), o que acontece é quetinha 05 lampadas economicas de 5w amarelas e quando troquei por 05 de led 5w brancas elas ligaram normalmente a noite e pela manhã quando desligaram ficaram piscando todas sem parar. Já ouvi várias opiniões, que tem fuga de energia, poder ser aterramento, mas com as lãmpadas anteriores não acontecia isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fotocelula, esta deixando passar corrente elétrica e isso causa o pisca, o que você pode fazer e colocar um mini contator para que a fotocelula acione o mini contator assim, quando contator acionar acenderá as lampadas, dessa forma a fotocelula nao estará diretamenta alimentando as lampadas.

      Excluir
  4. Artigo simples mas show de bola.
    Parabéns pela dedicação em contribuir para o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. amigo to com um problema tive que trocar 2 celulas de lugar tudo 220v so que nao marquei os fios vindo da rua e tou perdido pode me ajudar se puder te agradeco muito .obs. e condominio

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde contêudo muito bom.
    tenho uma duvida quantas lampadas posso ligar em uma fotocelula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A somatório das lâmpadas não pode ultrapassar os 1000 watts de potência total.

      Excluir
  7. Olá, instalei um relé na rede 127 antes a lâmpada tinha interruptor, mas o mantive mesmo sabendo que ele não funciona mais, coloquei uma lanterna na frente dele mas ele não apaga, deixa-a lá por 2 min e nada, e agora?

    ResponderExcluir
  8. pode fazer um esquema de como instalar esse relé de 4 fios com reator em ligação 220v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, repare no esquema numero um, na saída do relé em vez de você alimentar o soquete você alimenta seu reator a entrada dele 220V compreendeu?

      Excluir
  9. pode fazer um esquema de como instalar esse relé de 4 fios com reator em ligação 220v?

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Deixe seu comentário sobre esse artigo, você também pode personalizar com o emoticons disponíveis acima. Em breve estaremos respondendo. Lembre - se para comentar você deve ser um membro do Blog, você pode seguir pelo gadjet seguidores.