Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Comando Chave de Partida Compensada e Exercício

Olá amigo tudo bem? hoje vamos falar sobre a chave de partida compensadora e compreender seu funcionamento e no final vamos ver um exemplo de aplicação.

Publicidade:


Partida Compensada




A chave de partida compensadora alimenta o motor com tensão reduzida em das bobinas na partida. Essa redução é feita por meio da ligação de um autotransformador em série com as bobinas. Após o motor ter acelerado, elas voltam a receber tensão nominal.

Na chave compensadora, a tensão de partida é reduzida or meio de TAPs de entrada de um autotransformador trifásico que geralmente possui TAPs de 50%,65% e 80% de tensão nominal. Durante a partida, alimenta-se com a tensão nominal o primário do autotransformador trifásico conectado em estrela e do secundário é retirada a alimentação para o circuito do estator em curto circuito. O conjugado do motor acionado e a corrente que circula no enrolamento do motor ficam reduzidos conforme o TAP escolhido para a operação. A corrente ao longo de todo o processo do regime de partida do motor fica reduzida em função da aplicação de uma tensão menor que a nominal nos terminais do motor em processo de partida.

Publicidade:

A normal prevê a utilização da chave compensada para motores de indução, cuja potência seja maior ou igual a 15CV. No motor, a corrente de partida é reduzida e o conjugado é suficiente para partida da carga, evitando sobrecarregar a linha de alimentação. A passagem para o regime faz-se desligando o autotransformador do circuito e conectado diretamente a rede de alimentação no motor trifásico.

A redução da corrente de partida depende do TAP em que estiver ligado o autotransformador.

  • TAP 65%: Redução para 42% de seu valor de partida direta.
  • TAP 80%: Redução para 64% de seu valor de partida direta.
Publicidade:




A chave de partida compensador é utilizada em motores que partem com carga no eixo. O conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior a metade do conjugado de partida do motor.

Exercício

Observando a imagem abaixo mostra um exemplo de maquina que utiliza chave compensadora. São exemplo dessas maquinas: compressores, grandes ventiladores, laminadores, moinhos, bombas helicoidais e axiais, britadores, calandra etc. A chave compensadora é utilizada para partidas sob carga de motores de indução trifásica com rotor em curto - circuito, em que a chave estrela - triângulo é inadequada. A chave de comando do diagrama de comando em exemplo reduz a corrente de partida, evitando sobrecarregar a linha de alimentação. No entendo, o motor aciona com conjugado suficiente para partir a carga em seu eixo.

Imagem acima representa um sistema de ar-comprimido com chave compensadora

A seguir, diagrama de chave partida compensada ara acionamento do motor trifásico de indução.


Abaixo temos um modelo de um autotransformador utilizado para o comando chave compensada.

Bom é isso galera espero que tenha gostado desse artigo simples e objetivo sobre a chave compensadora, lembre se ainda há possibilidade de encontrarem esses tipos de circuitos de comandos e até clientes preferirem esses tipos de partidas ao invés de utilizar Soft starters e Inversores de Freqüência.

Publicidade:

#


#