Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Megôhmetro ou (MEGGER)

Nesse poste iremos aprender o que é um Megôhmetro e sua funcionalidade, no final do poste uma vídeo aula para melhores esclarecimentos.
Megôhmetro
Megôhmetro: Seu princípio de funcionamento consiste em geração e aplicação de uma tensão que pode variar de 500 até 15 000 V em um equipamento, fazendo então a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento (ex: a carcaça de um motor e seu bobinado, o tempo para medir um motor é de 15 segundos,com esse tempo podemos verificar índice de polarização e absorção.).
Mede valores elevados de resistências elétricas onde o ohmímetro não consegue medir. Ao contrário do multímetro com escala de ohmímetro que utiliza apenas uma pilha de 9 V, o megôhmetro produz uma alta tensão para vencer a grande resistência do componente e determinar pela corrente produzida o quanto vale a resistência do componente medido.

O megôhmetro é usado muito para determinar a isolação de motores e transformadores.
Um exemplo: se um motor elétrico de qualquer instalação esteja parado/desligado durante um período prolongado, 2 dias por exemplo, onde o mesmo esteja sujeito às intempéries do tempo, faz-se o teste para verificar o nível de umidade no interior do motor, entre enrolamento e carcaça, ou seja, o nível de isolação interna do motor. Com esta leitura o profissional pode avaliar se o motor pode ser ativado/ligado.




A regra geral para avaliar esta isolação é:
1MegaOHM + 1KOHMs/Volt.

Assim: se um motor é ligado em tensão de rede de 380 VCA, a resistência mínima para ligar o motor é: 1,380 MegaOhms. (1MegaOhm + (380 x 1K/V)

Se a medição for inferior à este valor, pode-se instalar externamente resistências de aquecimento junto à carcaça na intenção de, com o aquecimento, evaporar a umidade interna do motor. Deve-se observar que, nas primeiras horas essa isolação irá baixar ainda mais com a aplicação das resistências, devido justamente à transformação da água que há dentro do motor em vapor de água. É necessário um monitoramento dessa curva. Se após umas 24h de aquecimento essa resistência não aumentar, é aconselhável substituição do motor, evitando-se assim, imprevistos no momento em que seja necessário ligar o motor efetivamente, impedindo dessa forma possíveis atrasos de produção.

É extremamente importante, no momento da medição, em caso de resistência baixa de isolação, que abra-se a caixa de ligação do motor pois, muitas vezes a umidade está concentrada neste local, causado por falhas de vedação na tampa, na parte anterior da caixa ou na entrada do cabo sobre as bandejas na mangueira que é conectada à caixa de ligação.

Um exemplo: 
se um motor elétrico de qualquer instalação esteja parado/desligado durante um período prolongado, 2 dias por exemplo, onde o mesmo esteja sujeito às intempéries do tempo, faz-se o teste para verificar o nível de umidade no interior do motor, entre enrolamento e carcaça, ou seja, o nível de isolação interna do motor. Com esta leitura pode-se então, o profissional, avaliar se o motor pode ser ativado/ligado ou não.


A regra geral para avaliar esta isolação é:

A resistência de isolação mínima recomendada com o enrolamento do
motor a 40°C é dada pela equação:
Rm = kV + 1
onde
Rm é a resistência em Megaohms.
kV é a tensão nominal de linha do motor, em quilovolts

Assim: se um motor é ligado em tensão de rede de 380 VCA, a resistência mínima para ligar o motor é: 1,380 MegaOhms. ( Rm= 380+1MegaOhms).


Mais sobre o Megôhmetro..


Os Megôhmetros são aparelhos destinados a medir altas resistências, daí serem usados para teste de isolamento de redes, de motores, geradores, etc.

O Megôhmetro não é indicado para se medir mau contato de emendas de fios, chaves ou fusíveis, pois neste caso a resistência do circuito é muito pequena e o instrumento não teria precisão.

O Megôhmetro é um gerador de corrente contínua acionado por manivela, tendo uma escala e dois bornes de ligação. Em aparelhos modernos a tensão do gerador é mantida constante, qualquer que seja a rotação da manivela.
Na figura abaixo vemos a indicação de um Megôhmetro de 500 volts, permitindo leituras de até 50megohms. Este instrumento será indicado quando a instalação ou o equipamento a medir for de baixa tensão. Quando a instalação ou equipamento trabalhar em alta tensão, usam-se Megôhmetros de até 5000 volts com escala de 10000 megohms.


O Megôhmetro não é indicado para se medir mau contato de emendas de fios, chaves ou
fusíveis, pois neste caso a resistência do circuito é muito pequena e o instrumento não teria precisão.

Megôhmetro Manivela

O Megôhmetro é um gerador de corrente contínua acionado por manivela, tendo uma escala e
dois bornes de ligação. Em aparelhos modernos a tensão do gerador é mantida constante, qualquer
que seja a rotação da manivela.
Na figura abaixo vemos a indicação de um Megôhmetro de 500 volts, permitindo leituras de até
50megohms. Este instrumento será indicado quando a instalação ou o equipamento a medir for de
baixa tensão. Quando a instalação ou equipamento trabalhar em alta tensão, usam-se Megôhmetros
de até 5000 volts com escala de 10000 megohms.


Como usar o Megôhmetro


Pode-se medir a resistência do isolamento entre condutores ou entre condutores e eletroduto. 
Para isso, abrem-se os terminais do circuito em uma das extremidades, e na outra extremidade ligam se os bornes do megôhmetro, inicialmente entre os condutores e depois entre cada condutor e a 
massa (eletroduto). Deste modo, constata-se qual a resistência de isolamento. 


De acordo com a NBR 5410, a resistência de isolamento mínima é a seguinte: 
Para fios de 1,5 e 2,5 mm2 – 1MΩ
Para fios de maior seção é baseada na corrente do circuito, conforme tabela abaixo:

Vamos supor, por exemplo, que num circuito de 1,5 mm2, aplicando o megôhmetro entre cada 
condutor e massa, achamos uma leitura de 0,2 megohms; isso significa problemas de isolamento no 
circuito que devem ser sanados antes da ligação definitiva. Pode-se medir também a resistência de 
isolamento entre os enrolamentos de um motor e a massa. Uma boa isolação é de 1.000 ohms para 
cada volt de tensão a ser aplicada no circuito.


Vídeo Aula de Megôhmetro, criado pelo amigo Tandler e seus companheiros visitem também
Elétrica e suas duvidas blog do Tandler




By Ensinando Elétrica

#


#