Header AD

Tensões entre fases, 220V, 380, 440V.


Em uma rede de distribuição de energia elétrica os transformadores geralmente são ligados em triângulo no primário e estrela no secundário, com o neutro aterrado. 




Se considerarmos como: 
U1 a tensão entre duas fase no primário 
U2 a tensão entre as fase do secundário 
u2 a tensão entre fase e neutro no secundário, sabendo que u2=U2/√3 (U2 dividido pela raiz de três). 

As tensões entre fase e neutro no secundário de um transformador numa conexão estrela com neutro aterrado, pode ser estabelecida de acordo com as relações a saber: 

U2= 220V, então u2= 220/√3 = 127 volts 

U2= 380V, então u2= 380/√3 = 220 volts 

U2= 440V, então u2= 440/√3 = 254 volts 

U2= 208V, então u2= 208/√3 = 120 volts 

Obs.: nas ligações fase + terra o valor a ser obtido vai depender da resistência de aterramento do local, caso seja o mesmo aterramento do transformador então os valores serão os mesmos indicados acima. 

Exemplo:

A tensão de 440V é muito utilizada em fábricas, especialmente para o acionamento de motores trifásicos, já que se faz economia nos cabos, disjuntores, contatores e relés térmicos. Note bem que o consumo de energia permanece o mesmo. Veja porque:

A potência instalada é de 125 kW alimentada em 440V:

P= (Raiz de 3)xV x I, então I = P/1,73 x 440 = 165 A-> cabo: 95 mm²

Se você usar a mesma carga em 220V:

P= (Raiz de 3)xV x I, então I = P/1,73 x 220 = 328 A -> cabo 240 mm²

Você tem aí provado que a economia de materiais com uma tensão 440V equivale à metade da utilizada em 220V com a mesma potência.

A tensão de 440V também pode ser utilizada na iluminação e tomadas em 220V/127V desde que você use um ramal da linha trifáfica ligado a um auto-tranformador, que fornecerá o cabo neutro.

A tensão entre cada fase(440V) e o neutro é de 254V, pois a tensão entre fase e neutro de qualquer alimentação é V(fase) /1,73. Neste caso teremos: 440/1,73 = 254 V.
O ramal trifásico de 440V deve ser ligado então a um auto transformador, que fornecerá a tensão trifásica em 220V. Lembre-se que a tensão entre fase e neutro de 220V é: 220/1,73= 127V.

Tensões entre fases, 220V, 380, 440V. Tensões entre fases, 220V, 380, 440V. Reviewed by Ensinando Elétrica on 14:59 Rating: 5

110 comentários

  1. Dúvidas:

    Eu tenho a fórmula: P=1,73*V* sendo assim I=125Kw/1,73*440 esta conta vai dar o resultado = 31,791 onde foi achado o valor de 165A favor me esclarecer esta duvida.


    Obrigado


    Roberto - email robertokamynsk@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto!!!!
      No desenvolvimento da operação você terá que usar parênteses.
      ou seja, 125kw/(1.73x 440)= 164.21 A

      Excluir
    2. amigo
      P= Potencia em Watts (125000)
      o valor 1,73 é uma constante da raiz quadrada de 3 por causa do defasamento das três fases em 120º na sua geração
      440 é a tensão nominal de alimentação
      FP= fator de potencia

      Sendo assim, eis a formula

      I=P/1,73*V*FP

      I= 125000/1,73*440*1
      I= 125000/761,2
      I= 164,214 arredondando para 165A

      Espero ter entendido

      Excluir
  2. Tenho uma duvida sobre o seguinte:
    Eu posso ligar uma fase do 440v direto no aterramento para obter uma tensão de 254v sem o auto transformador de 220v? Estou com duvidas tbm se tem algum perigo em fazer estes tipos de ligação?

    ResponderExcluir
  3. gostari de saber se em todas as tensoes tres fases daria 380 volts??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROFESSOR DE ELETRICA8 de julho de 2014 13:53

      Não amigo, cada sistema trifasico tera sua tensão de rede, por exemplo trifasico 220v trifasico 380v, trifasico 440V. abraços

      Excluir
  4. Olá.
    Gostaria de saber se eu montar um ou fazer uma tomada 127v + 127 + neutro isso se chama 220 volts trifásico, tenho dúvida. Aguardo sua resposta.
    Grato. Urgência
    Att, reginaldoantonio9@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Reginaldo, sistema trifasico é sempre composto por 3 FASES. TRI de 3 FASICO de FASES.
      agora no 127V é somente 1 fase e 1 NEUTRO sempre. no sistema trifasico pode contem as tensões 220V, 380V, 440V mas sempre acompanha o neutro. para no sistema 380V se conseguir a tensão 220v usando 1 fase e 1 neutro. abraços

      Excluir
    2. Se desconsiderar o neutro, esta tua configuração é conhecida como sistema bifásico 220v (circuito que utiliza duas fases de 127 volts) é bem conhecido em localidades, estados ou paises em que a tensão de fase é 110 volts pois geralmente equipamentos (geralmente motores ou indutores) precisam de tensões de 220 volts.

      Excluir
  5. Ola Professor
    Tudo bem tenho que ligar uma tomada 440v para ligar um contener que tem uma Potencia de 15 kva 440v trifasico.
    Eu preciso de transformador?
    Att reginaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a alimentação precisa ser 440V trifasico, se sua rede não for 440V precisa usar trafo de 220V ou 380V p/ 440V.

      Excluir
  6. Quais as possibilidades de obter 220v de 380v mais um neutro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amig par e ter 220V em uma rede trifasica 380V apenas utilize uma fase e o neutro e tera 220V,lembrando que em sistema 380V + neutro não temos 127V.

      Excluir
  7. Quais as possibilidades de obter 220v de 380v mais um neutro?

    ResponderExcluir
  8. Quais as possibilidades de obter 220v de 380v mais um neutro?

    ResponderExcluir
  9. Preciso de uma ajuda,

    Tenho um transformador 220/380Vca
    Tenho um painel elétrico entrada de alimentação 380Vca

    Minha duvida é a seguinte:

    meu painel com alimentação 380Vca é só pra potencia, meus comandos são 220Vca
    aonde o painel sera instalado tenho alimentação de 380Vca mais neutro ate ai ok, porem para eu testar aqui usando meu trafo 220/380 tenho que usar neutro para gerar 220Vca so que meu trafo nao tem entrada para neutro, eu usando o neutro da msm rede que alimenta meu trafo eu gero meus 220Vca ou preciso passar meu neutro pelo terra do trafo?

    No aguardo,

    Obrigado

    Att,
    Marcio

    ResponderExcluir
  10. meu amigo estorou uma maquina de solda inversora ao ligar em 220 volts. diz que ao ligar os fio ligou em 380 volts. como sou leigo, pergunto tem 380 volts somente em 2 fios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente ele deve ter ligado a maquina em duas fases ao invés de pegar uma fase e um neutro.

      Excluir
    2. Ligou em duas fases. Se nao sabe fazer procure um Profissional. Eletrica é coisa seria

      Excluir
    3. Ligou em duas fases. Se nao sabe fazer procure um Profissional. Eletrica é coisa seria

      Excluir
    4. Boa tarde, 2 fases de 380 volts é igual 380 volts, porém pode se dizer que é um 380 volts bifásico. Para obter 220 volts de 380 volts, teria que pegar uma fase + neutro + terra.

      Excluir
  11. Qual transformador uso para reduzir a energia de uma alimentação geral numa maquina ?
    Exemplo:A entrada de energia no transformador é 440 e quero ter apenas 380

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usa um trafo 380/440.

      Lembrando que as tensões padrão são: 127, 220, 380, 440, 760V...

      Vc consegue encontrar no mercado trafos com relações variadas ex: 127/380, 220/440 enfim, basta vc usar um trafo q possua em sua capacidade de operação as tensões desejadas (tensão de entrada / tensão de saída)

      Nota: Sempre observe a potência de trab do trafo!!

      Pois o trafo altera os valores de tensão e corrente, porém manterá os valores de potencias (Pent = Psai).


      Compre um trafo que atenda a potencia necessária!!

      Excluir
  12. Ola.Gostaria de uma ajuda.Estou construindo e tenho que pedir a ligação do padrão de entrada.Mas não sei como calcular a potência .Tenho 7 chuveiros de 5500 w cada, 6 tomadas de uso especifico de 500w, uma bomba de agua de 1/2 hp, um trocador de calor para piscina de 2700 w, 28 tomadas gerais de 100w e 36 pontos de luz de 25 w. Como faço pra saber que cabo usar e disjuntor pro padrão. Quem puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chame um Proffisional amigo para nao ter dor de cabeça. O barato sai caro

      Excluir
    2. Boa tarde amigo, fica em paz, quando fizer o pedido, o pessoal da companhia, faz o calculo para vc, basta falar o que vc tem na sua casa.

      Excluir
  13. bom dia a todos !
    estou com problema em minha loja, o meu disjuntor geral e 220v trifasico , oq acontece esta tendo uma variaçao na tensão ,esta chegando 280 entre as fases , a tensao 127v esta chegando 160v , oq pode ser?me ajudem , obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não e normal isso pode ser alguma falha no trafo de redução da concessionaria se eu fosse voce entrava em contato com eles e informada o caso, pq esta dando tensão alta na entrada do geral isso vem da RUA!

      Excluir
    2. Pode ser mau contato nos terminais de neutro. E possivelmente falha no aterramento deste mesmo terminal. Com a flutuação do circuito de neutro, pode acontecer baixa ou alta nas fases.

      Excluir
  14. TENHO UM TRANSFORMADOR 200V TRIFASICO E TEM 3 CONECTORES 127V, ISSO SIGNIFICA QUE NESSA CONEXÃO EU TENHO UMA REDE 380V?

    ResponderExcluir
  15. tenho uma maquina de sorvete italiano 220 v trifasica e minha rede e de127volts comprei um transformador de 127 para 220 v mas ela liga e desliga o disjuntor. Como devo ligar corretamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para um disjuntor desarmar deve ocorrer um dos dois fatores:
      1- sobrecarga (sobrecorrente);

      2- curto circuito;

      Verifique se o disjuntor esta dimensionado corretamente p sua maquina.

      Se sua maquina for 3~ calcule a corrente por:

      P= (raiz de 3)*V*I ->
      I= P / ((raiz de 3)*V)

      Excluir
  16. Meu dijuntor 220v esta dando 190a isso é normal?

    ResponderExcluir
  17. Preciso d ajuda oq seria ligação 220trifásico? Ou si tem esse termo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo ligação trifásica são constituídas de três fases por isso o "tri" e tem em 220v, 380v, 440v, 760v, e o resto já e alta tensão.

      Excluir
  18. Olá, estou com um problema o transformador trifásico do poste está com defeito na fase do meio e minha bomba não segura mais ligada por muito minutos, tem como ligar a bomba q é trifásico de 3cv em bifásica, por favor mi passao o esquema

    ResponderExcluir
  19. Tenho 440v trifásico e neutro na minha rede e gostaria de obter 220v mais não tenho auto-trafo, se colocar 440/1,73 vou obter 254v, com essa tensão (254v) posso alimentar meus equipamentos 220v?qual os panos possíveis?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro. Infelizmente não pode fazer. Os equipamentos normalmente suportam variação de 10% da tensão, então seu equip. 220V pode ter entrada de 198V a 242V que funciona. Mais que isso, 254V (ou talvez variações pequenas acima disso) em geral danificaria seu equipamento, ou seja, queimaria componentes. Depende do equipamento claro. O ideal é um trafo. Se fosse 380V 3f, seria possível... abs.

      Excluir
  20. bom dia professor tenho uma maquina de refrigerador de leite ela veio indicando 220 tri mais esta com um capacitor grande e dois pequenos e fio esta isolado o que eu quero saber posso colocar 220 fase e neutro ou é dois 127 obrigado professor

    ResponderExcluir
  21. Em minha casa recebo energia trifásico, as luzes começaram a piscar quando ligo o forno ou o chuveiro ou a geladeira, ou..., fui medir na tomada marcava 480 volts. Chamei a concessionária arrumaram o contato do neutro no poste. Fui medir as tomadas estão com 380 volts. Será que ainda tem problema na rua?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Por que u2= 208 volts? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  24. Por que u2= 208 volts? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  25. Ola , se eu alterar a tensão de um gerador de 380V tri de 450/405 KVA DE 614Amp, na placa,para 220V trif.a corrente iria para algo en torno de uns 1100,quase dobra mas as pontencias se alteran pouco,é mais ou menos isso??

    ResponderExcluir
  26. Tenho um gerador que gera 440v num determinado rpm, que montei com um multiplicador de RPM. Como baixar a tensão de 440v para 220v?

    ResponderExcluir
  27. Professor tenho uma tensão de 380 volts posso colocar uma celular de capacitor de 440 volts

    ResponderExcluir
  28. Professor tenho uma tensão de 380 volts posso colocar uma celular de capacitor de 440 volts

    ResponderExcluir
  29. Olá professor, por favor, como calculo a tensão entre duas fases de um 480VCA trifásico? Grato

    ResponderExcluir
  30. Tenho uma máquina de solda que é 220/380/440v trifásico e que tem um painel de mudança de tensão (configuração para tensão abaixo de 440v que é a configuração de fábrica). O cabo possui 4 fios (marron, azul, branco, e verde). A minha rede é 220v trifásico, ou seja, três fases de 127v cada e um neutro e um terra. Preciso de auto trafo de 220/127v para 380/220v? Ou posso ligar de forma diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,basta você mudar a configuração da maquina para 220v, e ligar os 3 fios que vc diz ser 127v nela, esta se confundindo, de fato se pegar cada um dos 3 fios e ligar em neutro eles darão a tensão de 127v,mais entre eles vc tem a tensão de 220v TRIFASICO, ignore a a tensao de 127v a menos que na sua casa chegue apenas um fase e um neutro (127v) atente para que se descer 3 fios da concessionaria 1 é neutro os outros 2 220v ligados entre si fase + fase 220v, e qualquer um deles ligado entre o neutro resulta em 127v . tem que descer 4 fios da concessionaria pra ter certeza que vc tem 220v trifásico. 3 fases + 1 neutro.

      Excluir
  31. Você menciona que o consumo de energia permanece o mesmo, independente da fase utilizada, 440 ou 220V. Sendo assim, o valor da amperagem calculada não deveria ser o mesmo, já que é esta grandeza que define o consumo de energia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não é a amperagem quem define o consumo de energia, mas sim a potência. O consumo geralmente é dado em Wh (Watt hora).

      É sabido que a Potência é uma relação entre Tensâo e corrente, expressa pela fórmula P=V*I.

      Portanto, teoricamente e por exemplo, se um equipamento é bivolt 127/220V e sua potência 100W, independentemente da tensão que o mesmo seja ligado, ele consumirá 100W.

      Ou seja, para um valor fixo de potência, os valores de tensão são inversamente proporcionais aos de corrente.

      Quanto maior a tensão, menor a corrente, mas não necessariamente menor o consumo.

      Excluir
  32. Se o anônimo se dirigiu a mim, quero esclarecer que não mencionei consumo (amperagem), mas posso informar que na configuração 220v a amperagem é de 16A l max para a máquina de solda.

    O que preciso saber é se consigo auto trafo trifásico de 220/127 para 380/220, ou se posso utilizar três auto trafos 220/127-127/220 (usando entrada 127 para saída 220) um em cada fase e juntando os neutros com um fio mais grosso no neutro da rede, ou se tem alguma configuração usando capacitores e mexendo na ligação da máquina.

    Alguém pode ajudar? E que tenha embasamemto fundamentado.

    Grato.

    ResponderExcluir
  33. Se o anônimo se dirigiu a mim, quero esclarecer que não mencionei consumo (amperagem), mas posso informar que na configuração 220v a amperagem é de 16A l max para a máquina de solda.

    O que preciso saber é se consigo auto trafo trifásico de 220/127 para 380/220, ou se posso utilizar três auto trafos 220/127-127/220 (usando entrada 127 para saída 220) um em cada fase e juntando os neutros com um fio mais grosso no neutro da rede, ou se tem alguma configuração usando capacitores e mexendo na ligação da máquina.

    Alguém pode ajudar? E que tenha embasamemto fundamentado.

    Grato.

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde!
    Tenho uma máquina de solda ponto de 15kva 220 volts. Gostaria de saber qual a amperagem da tomada que devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P=V*I

      15000=220*I
      I=15000/220
      I=75 VA

      Lembrando que para converter o valore de corrente de VA(potência aparente) para W (potência ativa ou real) é necessário conhecer o fator de potência do equipamento.

      Excluir
    2. P=V*I

      15000=220*I
      I=15000/220
      I=75 VA

      Lembrando que para converter o valore de corrente de VA(potência aparente) para W (potência ativa ou real) é necessário conhecer o fator de potência do equipamento.

      Excluir
  35. Dado que a corrente de partida (curto circuito) tem que ser levada em conta, que seria 2 x a corrente nominal, e partindo do princípio que o KVA dado é para corrente nominal já com a partida, chutando que o FP da sua maq. seja 0,8, seria A = (VA / (V x FP x MS (margem.seg.))), então 15000 / (220 x 0,8 x 1,2) => 15000/221.2 = 71,02, tirando a partida (Amp resultante dividida por 2), seria de 35,05A. Aí, procure calcular com o fator de potência correto e colocar um disjuntor o mais próximo ao valor encontrado (preferivelmente pouco menor) e ver na tabela de espessura de fios qual seria a espessura correta dos fios na amperagem encontrada, no caso 35A para a quantidade de condutores (mono, bi, ou trifásico) passando no eletroduto, e colocar uma tomada de sobrepor (de preferência) na amperagem encontrada (no exemplo 35A, o que uma de 32A daria) e na tensão trabalhada (220,380, etc). Por exemplo, para o caso exemplificado enquanto parâmetros, uma tomada e plug de sobrepor blindados de 32A para tensão 220 e de três pólos + terra (3P + T).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria o caso considerar 2 x a corrente nominal na partida de um motor ?
      A maquina de solda vai ficar dando os picos de 75va sempre que ele der um ponto. tomadas de 35 amperes vão derreter rápido.

      Excluir
  36. boa noite eu tenho fase 1 e fase 2 isso seria 220 v estou certo ?

    se sim preciso descobrir (v) (R) (I) e a (P).
    tenho duas lampadas em serie com um fio vindo da fase um passando pela lampada 1 e seguindo passando pela lampada 2 e ligando com a fase dois alguém sabe como posso começar a resolver essa conta a voltagem seria 220v preciso saber quanto volts ta passando em cada lampada.



    maxwell.vidanova@hotmail.com

    ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos por parte:

      1- Vc ter 2 fases n significa que vc tem 220V, pois 2 fases pode ser qualquer valor de tensão (220, 380, 440, 760 e por ai vai), vc so saberá o valor correto a partir de uma medição física ou dados informados.

      2- ligação série de lâmpadas n se é aconselhável (caso uma queime, q outra deixara de funcionar).

      3- Para vc descobrir qualquer dado (P, U(E), R, I) vc tem que ter ao menos 2 valores...
      P=E*I, P=E^2/R, P=R*I^2
      E=R*I

      Ou seja, tendo 2 valores vc isola na equação o dado desejado e através dos valores existentes vc consegue calcular.

      3- Quando se tem associação em serie de resistores (adote as lâmpadas como resistências), vc tem a equação:
      Req = 1/(R1+R3+R3...+Rn) ou
      No caso de 2 resistências:
      Req = (R1*R2)/(R1+R2)

      Calculado p valor da resistência total, vc utiliza a equação U(E)=R*I p encontar a corrente total do circuito.
      Feito isto, vc calcula o valor das quedas de tensões em cada lampada através da equação U(E)=R*I

      Obs: Qd for calcular o Utotal, Itotal, Rtotal vc deve usar sempre o valor dos total:
      Ut(Et)=Rt*It

      Já na queda de tensão, vc usa o Itotal juntamente com o R de cada lampada separada.
      U=R*It

      Lembrando que circuito serie a corrente é a mesma em todo o circuito, independente da queda de tensão ou do valor da resistência!

      Excluir
  37. boa noite eu tenho fase 1 e fase 2 isso seria 220 v estou certo ?

    se sim preciso descobrir (v) (R) (I) e a (P).
    tenho duas lampadas em serie com um fio vindo da fase um passando pela lampada 1 e seguindo passando pela lampada 2 e ligando com a fase dois alguém sabe como posso começar a resolver essa conta a voltagem seria 220v preciso saber quanto volts ta passando em cada lampada.



    maxwell.vidanova@hotmail.com

    ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em um circuito em série, cada lâmpada gera uma queda de tensão, ou seja, se sua rede é 220V, por exemplo, e há 2 lâmpadas, cada uma consome 110V. Em compensação, a corrente é a mesma em ambas as lâmpadas. Porém, o recomendado é um circuito de lâmpadas seja sempre feito em paralelo, por duas razôes:
      1º - A tensão será a mesma em todas as lâmpadas;
      2º - Caso uma das lâmpadas queime, as outras continuarão a funcionar (diferentemente da ligação em série)

      Excluir
  38. Bom dia À todos. Uma dúvida: Pretendo instalar um painel elétrico que me permita ser alimentado por 440V e 220V, sendo que o 220 alimentará circuitos de tomadas e iluminação e o 440 equipamentos. Considerando as normas técnicas é possível?

    ResponderExcluir
  39. Pode, se usar auto transformador. Entretanto, teria que saber quantos KVA necessitaria ser o autotransformador. Uma linha de 440 trifásico entrega em cada fase 254V (440V usando duas ou três fases, dependendo do aparelho, sendo este bifásico ou trifásico). Para ter no painel elétrico 440 trifásico e 220 trifásico , teria que ter uma linha instalada de 440 trifásico (254,254,254) e usar um autotransformador bidirecional de 440 trifásico para 380 trifásico (220,220,220) e usar uma fase com o neutro para ter 220V. Ou um auto transformador de 440 trifásico (254,254,254) para 220 trifásico (127,127,127) e usar duas fases ou três fases para obter 220V. Mas isto dependerá dos equipamentos que irá utilizar, se são monofásicos, bifásicos ou trifásicos, etc, ou estes aparelhos serem chaveáveis em painel no próprio aparelho entre estas ou outras combinações de tensão. Pois o auto transformador pode ter neutro também e você em 380 trifásico ter 220V fase + neutro e 380 fase+fase ou fase+fase+fase. Ou em 220 trifásico ter 127V fase + neutro e 220 fase+fase ou fase+fase+fase. Sendo que se os aparelhos forem monofásicos 220V, o auto transformador não poderia ser de 440 trifásico para 220 trifásico e sim de 440 trifásico para 380 trifásico.

    ResponderExcluir
  40. Eu quero montar um quadro com uma contatora e um rele térmico ambos 220 v quero ligar em 127 v o que tenho que fazer

    ResponderExcluir
  41. Como saber se uma tomada de 440 v é baixa,média ou alta tensão. Aqui é 220 v(fase e neutro)fase-fase(380 v)3 fases(440 v).

    ResponderExcluir
  42. Um homem me disse uma vez que era possível conseguir 127v a partir de uma rede 380v ligando uma das fases com o aterramento que vem do poste. Sou eletricista de manutenção industrial e nunca qualquer relação dessas. Gostaria de saber se isso é realmente possível.

    Obs: eu não sei qual a formação da pessoa que fez essa afirmação, ela apenas disse que se isso não fosse possível que ela deveria rasgar o seu diploma então.

    ResponderExcluir
  43. Fala galera bom dia. Gostaria de saber por que eu tenho em uma rede trifasica entre o neutro e a fase 1 127 e entre a fase e o aterramento os mesmo 127. Sei que eu deveria de obter 127 somenre entre fase e neutro. Obrigado. Email: silvanosbassis@live.com

    ResponderExcluir
  44. Fala galera bom dia. Gostaria de saber por que eu tenho em uma rede trifasica entre o neutro e a fase 1 127 e entre a fase e o aterramento os mesmo 127. Sei que eu deveria de obter 127 somenre entre fase e neutro. Obrigado. Email: silvanosbassis@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Silvano.
      Vc sempre terá tensão elétrica entre qualquer fase + neutro ou em qualquer fase + terra.

      Já entre terra + neutro vc nunca terá tensão elétrica.

      Isto se dá pelo fato de que qualquer fase sempre estará com uma diferença de potencial em relação ao terra (0V) e ao neutro (0V), já o terra e o neutro sempre estarão no mesmo potencial (0V/0V).

      Mesmo que em sua residência possa acontecer do neutro não estar aterrado, esta equipotencializaçao é existente entre o terra e o neutro, pois o neutro já é aterrado pela concessionária elétrica.

      Excluir
  45. Prof boa tarde trabalho em uma embarcação alimentada por 440v para ser transformada em 220v para os equipamentos e alguns em 24v para o passadiço gostaria de saber se tem como bypassar por que existe pontes em que atracamos que so tem 220v

    ResponderExcluir
  46. Professor,

    Tenho uma situação em específico, tenho aparelhos em 3 tensões distintas,
    no caso 380V, 220V e 127 V, em caso de eu solicitar o fornecimento em 380V para eu ter a tensão de 127V só através de transformador, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se você tiver 380V entre fase e fase somente com trafo para ter 127V pois o fase e neutro você terá apenas 127V.

      Excluir
  47. Olá gostaria de saber qual potencia que aguenta cada fase de um padrão trifasico 63 amperes.obrigado

    ResponderExcluir
  48. Em um sistemas trifásico de 380V se eu medir 2 fases eu vou ter 220V?
    E como medir a corrente nesse sistema com o alicate amperimetro? E meço a corrente em cada fase e somo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse sistema 380V é a tensão entre as fases, ter-se-á 220V entre Fase e Neutro, logo:

      Fase / Fase = 380V
      Fase / Neutro = 380 / √3 = 220V

      Excluir
  49. A minha questão é um pouco complicada. Tenso um sistema RTS de 220V onde teremos 127V FaseXNeutro. Consigo obter os valores RMS das fases somando o quadrado das amostras e tirando a raiz da média das amostras, daí o nome Root(Mean(Square)).
    O cálculo das tensões entre fases é dado na triginometria por S=raiz(Rn*Rn + Sn*Sn +Rn*Sn).
    Porém, quando uma das fases é por exemplo 80V o cálculo dá um valor errado.

    Tem uma fórmula para quando os valores não são iguais?

    ResponderExcluir
  50. Minha dúvida é , tenho um transformador 480 com saída 220,porém minha rede é 380, se eu ligar para obter 220 teria algum problema ?

    ResponderExcluir
  51. Olá, por favor me esclareça uma dúvida...posso ligar uma máquina de sorvete expresso trifásica 220/380 V em uma rede trifásica 220/240 V... ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você precisa especificar mellhor essa maquina de sorvete aparentemente funciona em 220V e 380V se eu entendi? se for sim vc pode usar o 220V trifasico e so fechar o motor para triangulo.

      Excluir
  52. Ola professor no painel 380 tenho 4 steck 220 uso uma faze e um neutro porque tem eletricista que faz o mesmo mas aterra o neutro isso é certo

    ResponderExcluir
  53. Olá!

    Gostaria, se for possível, de uma orientação. Tenho em equipamento trifásico 380v, porem a rede de distribuição da minha cidade é trifásica de 220v. Eu gostaria de saber qual seria a solução, de preferência mais econômica, contudo eficaz, para poder utilizar este equipamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Transformador isso depende do equipamento e qual a carga dele?

      Excluir
  54. olá pessoal, tenho uma duvida sobre instalações trifásica,bifasica ,minha pergunta é a seguinte os terminais dessas fases ao serem ligados a uma tomada a tomada terá que ser especifica para essas ligações ou qualquer tomada pode-se fazer a ligação? minha duvida principal é eu posso por ex;numa rede trifásica 220v eu posso unir as 3~fases e junto com o neutro fazer a instalação como se fosse uma tomada normal 3p/por favor me esclareçam como fazer a instalação de tomadas em redes trifásica-bifásica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, você não pode unir as tres fases e o neutro para fazer uma tomada, isso ocasionaria um curto com certeza.

      Veja bem em sistema trifásico são 3 fases por isso tri de 3
      e sistema bifasico são 2 fases bi de 2.

      para ligar tomadas em 220V no sistema trifásico 220V você usa uma fase em um parafuso e outra fase em outro parafuso da tomada + aterramento.

      em bifasico tambem vc usa 1 fase em um borne da tomada e outra fase no outro borne da tomara + aterramento.

      agora sim existem tomadas especificas para redes trifasica onde vc liga as tres fases nessa tomada chamadas tomadas tripolar, que são usadas para industrias ligarem equipamentos trifásicos, essas tomadas contem 4 pino 3 fases e o aterramento. cada fase no seu borne e o aterramento, podendo seu alimentada na tensão de 220V ou de 380V depende da aplicação do equipamento!

      Excluir
  55. bom dia estou ligando um motor de 7,1/2cv a energia chega 354vlts coloquei o tranformador 380 /220 para ligar o rele falta de fase e contactora so o comando entra normal quando conecta o motor na saida ai a contatoa fica batendo e derrete o contato da contatora queria saber o porque isso esta acontecendo obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o contator fica batendo veja quanto esta chegando nas bobinas do contatores a1 e a2 a falta de tensão elétrica faz o contator ficar batendo, e outra quais contatos que derrete? a saida do motor?

      Excluir
  56. Boa tarde!

    Preciso ligar um equipamento que é trifásico e consome 18A de corrente,porém aqui onde morro o trifásico é 380V.
    Existe alguma maneira de ligar o equipamento sem usar transformador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vc não especificou se esse equipamento é trifasico 220V ou 380V pode nos informar?

      Excluir
  57. obrigado ai por responder minha pergunta, e aproveitando a oportunidade tirei minhas duvidas e tenho mas uma sobre a questão, ao vc mencionar a instalação Trifásica ou Bifasica de uma Tomada eu percebi a falta do Neutro/la vai a pergunta_ se eu vou INSTALAR um motor TRIFASICO eu Alimento ele com apenas as três fases e Assim não necessitando de um Neutro. é isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim motor trifasico so se alimenta com 3 faaes esquece o neutro. em relação ao neutro, em um sistema trifasico 3 fases e 1 neutro, por exemplo se vc quiser ter a tensão de 110V vc usa uma fase e o neutro.

      agora se for trifasico 380V vc usa uma fase e um neutro para ter 220V.

      nesse caso não existe 110V em sistema trifasico 380V.

      Excluir
  58. as Vezes eu,vc, e todos ouvem a frase ^NINGUEM É DE NINGUEM~claro que ninguém é de ninguém mas quando se referem a esta frase é com METAFORA e ao ver profissionais,amadores,robistas,curiosos e entre outros,Trocando suas Ideias,informaçoes,conhecimentos e vendo alguém interessado a Repassar seu conhecimento a Muitos com amor,carinho e respeito eu tiro dai a Ideia NINGUEM É DE NINGUEM-TODOS SAO DE TODOS/meus parabéns ao desenvolvedor desse blog Deus te abençoe e te abra ainda mais seus conhecimentos//////// 1 Reis 4:29 - Deus deu a Salomão Sabedoria,discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tao imensurável quanto a areia do Mar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem que Deus continue nos abençoando e nos dando sabedoria!

      Excluir
  59. mas uma vez obrigado pelo exclarecimento!! ta tudo compreendido

    ResponderExcluir
  60. Tudo bom tenho uma duvida tenho um cliente que a rede entregue pela cemig e de 380v mas tem um trasfor abaxador de 380v p/220-127v a minha duvida e eu tenho que equaliza o neltro do trafo ou o terra que ja equalizado na entrada da rede

    ResponderExcluir
  61. bom dia tenho uma duvida tenho uma rede 380v e preciso de uma tomada 110v é possiveu?

    ResponderExcluir
  62. Tenho uma dúvida em como obter o disjuntor geral num sistema 220V trifásico. No sistema bifásico divide-se a potência total por 220V e obtém-se o disjuntor de proteção. Como se faz no sistema trifásico?

    ResponderExcluir
  63. Tenho uma dúvida em como obter o disjuntor geral num sistema 220V trifásico. No sistema bifásico divide-se a potência total por 220V e obtém-se o disjuntor de proteção. Como se faz no sistema trifásico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é cálculo de potência e a fórmula não se altera segue a mesma regra, I=P÷E

      Excluir
    2. Isso é cálculo de potência e a fórmula não se altera segue a mesma regra, I=P÷E

      Excluir
    3. Corrigindo cálculo de Corrente, não de potência

      Excluir
  64. uma rede trifásica de 380 volts alimenta uma carga ligado em estrela, quando dois fios fase encosta um no outro, o que acontece?

    ResponderExcluir
  65. uma rede trifásica de 380 volts alimenta uma carga ligado em estrela, quando dois fios fase encosta um no outro, o que acontece?

    ResponderExcluir
  66. Ola amigos
    Tenho um motor trifásico que usava em uma cidade que a energia era 110v
    Agora mudei para outra cidade que é 220v
    Tem como usar este motor sem modificar o motor
    Ou algum transformador

    ResponderExcluir
  67. Tenho um transformador de 440 para 220v .está aparecendo uma tensão no neutro e terra de 80v ,será que pode haver uma fulga das fases para neutro.sendo a medição está das tensão está ok.

    ResponderExcluir
  68. Em circuitos bifásicos 220V, no calculo de corrente eu desprezo o 1,73 certo? Somente em cálculos dos circuitos trifásicos que eu utilizarei raiz de 3 certo?

    ResponderExcluir
  69. Boa noite professor, tenho uma duvida primaria, nas casas entram 3 fases, ou seja 3 fios e a duvida é?
    - ramal 1 é igual a 110 ou 127v
    - ramal 2 é igual a 110 ou 127v
    - ranal 3 é o neutro
    então:
    ramal 1 ou 2 + ramal 3 = 110v
    ramal 1 + ramal 2 = 220v

    ou

    - ramal 1 é igual a 220v
    - ramal 2 é igual a 220v
    - ranal 3 é o neutro
    então:
    ramal 1 ou 2 + ramal 3 = 110v
    ramal 1 + ramal 2 = 220v ou é 440v

    resumindo agrosso modo, uma geladeira 220 recebe a ramal 1 + ramal 2 = 220v ou 240v

    qual é o certo?

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Deixe seu comentário sobre esse artigo, você também pode personalizar com o emoticons disponíveis acima. Em breve estaremos respondendo. Lembre - se para comentar você deve ser um membro do Blog, você pode seguir pelo gadjet seguidores.

Receba conteúdo no e-mail!

Junte-se a 7456 leitores e receba os melhores artigos sobre elétrica:

Delivered by FeedBurner