AD (728x90)

gifgifs.com

Como instalar Lampadas de LED tubular

Recomende isso
Olá Elétricos aqui é Felipe Vieira e nesse artigo falaremos sobre como você pode substituir suas lampadas fluorescente tubular por Lampadas de LED, ou como efetuar sua instalação do zero.









COMO INSTALAR TUBULAR LED


Embora uma lâmpada tubular LED e uma lâmpada tubular Fluorescente sejam bem diferentes de várias maneiras, a tubular LED foi produzida para substituir a lâmpada fluorescente, por isso elas tem seus formatos e medidas semelhantes. Na prática, a grande diferença está no reator eletrônico (ou reator magnético em modelos mais antigos), que é absolutamente necessário para que a tubular fluorescente funcione, mas totalmente dispensável ao funcionamento da tubular LED.
Abaixo, listamos os passos necessários para que você realize o chamado “retrofit LED”, que é a substituição das lâmpadas fluorescentes antiquadas pela nova tecnologia LED.
O processo é muito simples, basta que você fique atento com as normas de segurança, utilize as ferramentas adequadas e siga nosso passo-a-passo “como instalar a lâmpada tubular LED” para começar a economizar mais energia.

RETROFIT LED:
Instalando a lâmpada Tubular

01
Você vai precisar de chave de fenda ou philips, alicate, retalhos de cabos elétricos e fita isolante.
2
Tenha certeza de que a luminária não está energizada. Na dúvida, desligue a chave geral.
3
Remova as lâmpadas fluorescentes convencionais e em seguida corte os fios que se ligam ao reator e remova-o também.
4
Conecte os fios, seguindo o diagrama de montagem ao lado, juntando todos os fios dos soquetes de um lado à um dos fios de energia (fase) e todos os fios dos soquetes do outro lado ao outro fio da rede de energia (neutro).
Não se esqueça de isolar bem essas conexões.
5
O diagrama (A) exibe o esquema de montagem da maioria das lâmpadas tubulares LED do mercado, mas alguns fabricantes funcionam com o diagrama (B), por isso sempre consulte um dos nossos vendedores para identificar a instalação correta.
6
Encaixe corretamente as novas Lâmpadas tubulares LED nos soquetes.
7
Restaure novamente a energia e pronto!
fonte compartilhada
Veja abaixo esquemas de ligação mais detalhados
Verifique a tensão elétrica da lampada em 127V ou 220V


Esquema abaixo: Referencia para ligação do LED em 220V através de interruptor bipolar

Esquema abaixo Referencia para ligação de Varias lampadas led que não esteja na mesma calha, com tensão de aplicação em 220V através de um interruptor bipolar

Esquema abaixo referencia para ligação de lampadas led em tensão de 127 Volts, através de 2 teclas paralelos e 1 tecla intermediário.

Esquema abaixo, aplicação em Leds que não esteja na mesma calha, em tensão de 127V em paralelo e intermediário.

Ligação dupla em 127V 3 LED na mesma calha tensão de 127Volts



Ligação dupla 3 LED na mesma calha em tensão 220V


Caso haja alguma dúvida utilize o formulário de comentar abaixo.

Postado por

Felipe Vieira Eletrotécnico a 12 anos trabalha em sua Empresa Fast Help Instalações Elétricas e dedica boa parte do seu tempo a repassar seus conhecimentos aos seguidores do Ensinando Elétrica. O Blog já supera a marca de 6 milhões de visitas desde seu lançamento.

2 Perguntas e Comentarios:

  1. o conteudo e o melhor que ja vi,mas como faço para baixar no meu computador o esquema das lampadas tubulares led,pois nao estou conseguindo desde ja nota mil,parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, você pode copiar o texto e imagem e criar um artigo no microsoft word e depois salvar como pdf e por imprimir se necessario.

      Excluir

Seja Bem Vindo ao Blog Ensinando Elétrica, deixe sua duvida. que logo responderemos, vasculhe bem o blog tem muita coisa interessante e não se esqueça de virar seguidor e receber atualização de matérias no seu e-mail.

Faça como esses Eletricistas siga você também!

© 2013 Ensinando Elétrica. All rights resevered. Designed by Templateism